top of page

Protocolos de Comunicação:


É
necessário que o sistema se comuniquecom alguns dos principais protocolos de comunicação. É necessário que o ScadaBR seja desenvolvido de uma maneira que permita a inclusão de novos protocolos, através de pluginsou de API, desenhada estritamente para este fim.

1. Modbus


O ModBus foi desenvolvido em 1979 pela Modicon, sendo o protocolo mais utilizado em diversas áreas da manufatura, ele começou a ser usado como padrão por muitas empresas. É um protocolo de domínio público e royalties-free.

O Modbus é sub-dividido nos seguintes tipos:
• MODBUS TCP - comunicação entre sistemas de supervisão, CLPs e HMIs sobre Ethernet.
• MODBUS RTU e ASCII - comunicação entre sistemas de supervisão, CLPs e HMIs sobre suporte serial RS-232 ou RS-485
• MODBUS PLUS - proprietário Modicon.
O ScadaBR deve suportar no mínimo os modos TCP e RTU.


2. DNP

 

DNP3 ou Distributed Network Protocol Versão 3.3 foi criado como um protocolo proprietário pela divisão Harris Controls da GE para ser usado em concessionárias de energia elétrica. Em 1993 o protocolo foi disponibilizado para terceiros através da criação do DNP3 UserGroup, com aplicações em concessionárias de óleo, gás, água, saneamento e segurança.

É o principal padrão de comunicação no setor elétrico e predominante no mercado americano e brasileiro. O ScadaBR deve suportar o protocolo DNP operando em modo Master, inclusive com suporte ao modo empurrado ou "Unsolicited Data".


3 IEC 60870-5-101


O IEC 60870-5-101 é um padrão aberto de protocolo produzido pela Comissão Internacional de Eletrotécnica (IEC).
É direcionado para aplicações noSCADA de sistemas elétricos, mas também pode ser utilizado em outros sistemas.
É predominante no mercado europeu. O ScadaBR deve suportar o protocolo IEC 60870-5-101 operando em modo Master, inclusive com suporte ao modo empurrado ou "Unsolicited Data".


4. ASCII


ASCII(American Standard Code for InformationInterchange) não é em si um protocolo, porém diversos equipamentos implementam alguma forma de comunicação baseada neste padrão. O ScadaBR deve incluir esta opção para permitir configurar diversos protocolos baseados em texto; a configuração deve ser feita em modo gráfico ou através de uma definição de REGEX (Regular Expressions = Expressões Regulares). Desta forma será possível interfacear o SCADA com diversos instrumentos de laboratório que possuem saída ASCII através da porta serial, tais como a grande maioria das balanças, micrômetros, multímetros, estações meteorológicas e assim por diante.

bottom of page