
AC Automation
Duvidas?
Glossário.



HTTPS.
HTTPS é um esquema URI, isto é, com exceção do esquema de tokens, é sintaticamente idêntico ao esquema HTTP utilizado para conexões normais HTTP, mas sinaliza o navegador para utilizar uma camada adicional de criptografia utilizando SSL/TLS para proteger o tráfego. SSL é especialmente adequado a HTTP porque pode fornecer proteção mesmo se apenas uma das partes comunicantes esteja autenticada. Este é o caso das transações HTTP na Internet, em que tipicamente apenas o servidor está autenticado, através da verificação de seu certificado realizada pelo cliente.
A ideia principal do HTTPS é criar um canal seguro sobre uma rede insegura. Isso garante uma proteção razoável de pessoas que realizam escutas ilegais (os chamados eavesdroppers) e de ataques de homem-no-meio (man-in-the-middle), dado que a cifragem foi adequadamente utilizada e que o certificado do servidor é verificável e confiável.
HTTP (HyperTextTransferProtocol).
Protocolo de comunicação que viabiliza as ligações entre os clientes de WWW e os Web sites. A sigla HTTP é encontrada nos endereços de páginas Web (as URLs) seguida de ://. Ela informa ao servidor de que forma deve ser atendido o pedido do cliente.
Apache.
Servidor para Internet, de domínio público, desenvolvido, por um grupo de voluntários, em 1995, a partir de um outro servidor existente no NCSA. O nome é um trocadilho, com a similaridade fonética da expressão “a patchyserver” (“um servidor remendado”, em inglês). Isto porque, seu programa foi sendo aperfeiçoado pela contribuição (patches/remendos) de diversos colaboradores, que por meio de uma lista de discussão, fizeram correções e adicionaram-lhe recursos. O Apache hospeda hoje mais da metade de todos os sites existentes na Internet.
8080/TCP.
HTTPalternativo (http_alt) - comumente usado paraweb Proxy eservidor de cache, ou para executar um servidorwebcomo um usuário não-raiz
80/TCP.
HTTP (HyperTextTransferProtocol)(Procolo de transferência de HiperTexto) - usada para transferir páginas WWW
TOMCAT.
Apache Tomcat é uma implementação do software livre do Java Servlet e JavaServer Pages technologies. O Java Servlet e JavaServer Pages especificações são desenvolvidas sob a Java Community Process.
Apache Tomcat é desenvolvido em um ambiente aberto e participativo e liberado sob a licença Apache versão 2. Apache Tomcat é destinado a ser uma colaboração de melhores desenvolvedores de todo o mundo.
Apache Tomcat tem numerosas aplicações de web em uma ampla variedade de indústrias e organizações.
Servidor de Aplicações.
Um Servidor de Aplicações é um servidor que disponibiliza um ambiente para a instalação e execução de certas aplicações, centralizando e dispensando a instalação nos computadores clientes. Os servidores de aplicação também são conhecidos por middleware.
O objetivo do servidor de aplicações é disponibilizar uma plataforma que separe do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional. No desenvolvimento de aplicações comerciais, por exemplo, o foco dos desenvolvedores deve ser a resolução de problemas relacionados ao negócio da empresa, e não de questões de infraestrutura da aplicação. O servidor de aplicações responde a algumas questões comuns a todas as aplicações, como segurança, garantia de disponibilidade, balanceamento de carga e tratamento de exceções.